sexta-feira, 7 de novembro de 2008

MELHOR ATLETA SEM CR7

Estas coisas dos prémios de época, devem ser encaradas, no mínimo com a máxima seriedade. Isto pela relevância que tais prémios significam para os atletas, como pelos “efeitos secundários” (que não são nada secundários) que os mesmos proporcionam.

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) vai eleger o Atleta do Ano e para o efeito solicitou a cada federação a nomeação dos seus candidatos. Recebidas as nomeações fez publicidade da Lista de candidatos, da qual não consta o nome de Cristiano Ronaldo.

A eleição do Atleta do Ano ou do Desportista do Ano, não se resume ao futebol e muito bem. Há vida para além do futebol. No entanto, a eleição tem como objectivo distinguir o melhor atleta do ano. O melhor. Não serve para homenagear ninguém, mas para eleger o melhor entre os melhores de todas as modalidades desportivas, no ano de 2008.

Acontece que a Federação Portuguesa de Futebol nomeou para o troféu: Fernando Couto. Isto, na melhor época de Cristiano Ronaldo, distinguido em todo o lado e candidato destacado para a Bola de Ouro e para o Melhor Jogador do Ano FIFA.

No troféu anual das modalidades, era aceitável que Cristiano Ronaldo não conquistasse mais um troféu. Agora é inaceitável que não ganhe por falta de comparência, só porque a sua federação não considerou importante o troféu ou porque não considerou importante a sua época.

Qualquer justificação não justifica a falta de respeito da FPF para com a CDP, para com Cristiano Ronaldo e para com Fernando Couto.

Sem comentários: