quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O BRIO NO FUNDO DO BAÚ

Já está, o FC Porto venceu na Turquia o Fenerbahçe por 2-1 e carimbou o passaporte para os oitavos de final da Liga dos Campeões. No 3.º Ano consecutivo.

No final da primeira volta do quadrangular, a equipa de Jesualdo Ferreira estava praticamente afastada, considerando os desafios próximos, a derrota com o Dínamo Kiev em casa e o momento que a equipa atravessava. O grupo foi ao fundo do baú recuperar o brio, ganhou confiança, voltou a sorrir e partiu para os confrontos. Venceu os desafios propostos e já está nos oitavos de final. É preciso registar esta evolução e aplaudir a abnegação destes jogadores.

Só assim, o FC Porto se podia apresentar no inferno de Istambul como uma fortaleza de vontade, de determinação, de disciplina. Jogou o que tinha de jogar, sofreu quando tinha de sofrer, venceu porque tinha de vencer. Acima de tudo, não se intimidou, antes colocou o adversário no ingrato “intervalo” das opções, sem saber o que convinha. A verdade, é que este é o tipo de jogo que o FC Porto mais gosta de jogar, colocar o adversário com as calças na mão.

Jesualdo descobriu a fórmula da estabilidade que se resumia em dar estabilidade. Não mexer sucessivamente na equipa e garantir “metros” para a consolidação do grupo. A partir do momento em que o técnico abdicou de experiências e apostou na experiência dos jogadores, o grupo correspondeu e devolveu confiança.

Este FC Porto, apenas tem resíduos de tempos recentes e deixa recados e promessas. Só falta confirmar no consumo interno.

Sem comentários: